O terceiro episódio da nová série da rede Al Jazeera, “Rebel Architecture”, apresenta uma jornada através dos assentamentos e estradas da Cisjordânia com o arquiteto, acadêmico e escritor israelense Eyal Weizman. Em um episódio de 25 minutos, Weizman mostra o papel central da arquitetura na ocupação israelense da Palestina e fala sobre seu mais recente projeto, Forensic Architecture, que usa os danos causados às edificações como evidências de crimes de guerra.
Assista ao episódio completo acima e leia sua sinopse a seguir.
Al Jazeera: "The Architecture of Violence", dirigido por Ana Naomi de Sousa
Numa jornada pelos assentamentos e estradas da Cisjordânica ao longo do muro que separa o país de Israel, Eyal Weizman demonstra como a arquitetura é central na ocupação israelense da Palestina. "Arquitetura e o ambiente construído é uma espécie de violência lenta. A ocupação é um ambiente que foi concebido para estrangular as comunidades, vilas e cidades palestinas, criar um ambiente onde seja impossível viver", disse Weizman.
Israelenses e palestinos locais explicam como é viver em uma paisagem onde tudo, das paredes às estradas, terraços e esgotos, os assentamentos e a vigilância, foi projetado para garantir a separação dos dois povos e, simultaneamente, manter o controle destes.
O trabalho de Eyal sobre a arquitetura da ocupação o levou a compreender o papel da disciplina no estado de guerra civil moderna. Visitando Nablus e Jenin, ele explica como o exército israelense foi pioneiro em um novo tipo de guerra civil moderna através do profundo conhecimento da arquitetura.
Mas Weizman encontrou um modo da arquitetura resistir; seu mais recente projeto, Forensic Architecture, transforma os danos aos edifícios em evidências a serem usadas contra o estado nas investigações de crimes de guerra. "O que podemos fazer enquanto arquitetos hoje para resistir à destruição e violência que é decretada pela arquitetura?" questiona Weizman.
Rebel Architecture é uma nova série que apresenta arquitetos que usam o projeto como uma forma de resistência e ativismo. Ao projetar para a maioria ao invés da elite, os arquitetos de "Rebel Architecture" estão enfrentando problemas urbanos, ambientais e sociais. Através de seis documentários de meia hora a série apresentará arquitetos que trabalham no Vietnã, Nigéria, Espanha, Paquistão, Cisjordânia e Brasil. O próximo episódio apresentará o arquiteto vietnamita Vo Trong Nghia e sua missão de construir edifícios ambientalmente sustentáveis. Caso não tenha visto os outros episódio, clique aqui.